Planílha de entrada de dados cadastrais dos Usuários das Bibliotecas do SIBI-SC
Somente os usuários cadastrados nesta base de dados é que poderão utilizar dos serviços de empréstimo, SDI e reservas. Os campos de dados disponíveis em cada registro desta base de dados são:
- 701 - Número de Matrícula do Usuário (obrigatório)
Número seqüencial, que identifica o usuário, correspondente ao código de barras
impresso no verso da certeirinha de identificação.
Para cada tipo de usuário, iniciar nova numeração.
Exemplo: 101-U1-000001 onde 101- identificação
da biblioteca (101 - Biblioteca Amadeu Amaral)
U1 -
tipo do usuário
000001-
número de registro na biblioteca (seqüencial)
O conteúdo deste campo é indexado com o prefixo [USR=].
Exemplo de busca: USR=101-U1-000001
- 702 - Senha do Usuário (obrigatório)
Senha alfanumérica de até 15 caracteres necessária para o acesso do usuário aos serviços da biblioteca.
Não utilizar nesse momento.
Exemplo:
Situação do registro do usuário. Por padrão, durante a criação de um novo registro, o sistema considera-o como ativo. Esta opção permite o bloqueio temporário ou permanente do usuário aos serviços da biblioteca.
Internamente o PHL armazena os valores
0 ou
1, conforme
abaixo:
(0) Ativo
(1) Suspenso
Exemplo:
O conteúdo deste campo quando for
0 será indexado com o termo [
USR=ATIVO], quando for
1 será indexado com o termo [
USR=SUSPENSO].
Exemplos de buscas: USR=suspenso
USR=ativo
- 704 - Prazo de Validade (obrigatório)
A validade do cadastramento será de
01 ano e deve ser transcrita no padrão ISO (AAAAMMDD).
Após o vencimento, o usuário deve apresentar-se r à biblioteca para
providenciar a renovação do cadastro, caso contrário, ficará impedido de
utilizar os serviços de empréstimo, renovação e reserva.
Nas
Bibliotecas do Futuro, a renovação será automática (
executando um
procedimento fora do sistema) desde que o usuário
esteja vinculado à Escola.
Exemplo: Data de
cadastramento = 14/04/2006, colocar 20070413.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado com o prefixo [VAL=].
Exemplo de busca: VAL=20051231
- 705 - Nome completo do Usuário (obrigatório)
Nome completo do usuário, na forma apresentada em seu documento de identidade.
Exemplo: Maria Lúcia Clápis Facundo
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: Maria
Maria Lucia Clápis Facundo
Facundo/(705)
- 706 - Endereço completo do Usuário (essencial)
Endereço completo do usuário com os devidos complementos (Rua, Av., apto, etc).
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: Nabuco
Nabuco/(706)
- 707 - Nome da Cidade (essencial)
Nome da cidade de residência do usuário, correspondente ao endereço registrado no campo 706.
Exemplo:
Ex.:São Carlos
O conteúdo deste campo é indexado no todo e palavra por palavra.
Exemplos de buscas: Porto Alegre
São Carlos/(707)
Carlos/(707)
-
708 - Unidade da Federação, Estado ou Província (essencial)
Sigla da unidade da federação, Estado ou Província correspondente ao endereço registrado no campo 706. O PHL apresenta uma caixa de seleção com as opções definidas no campo #620 da base de dados de configurações da biblioteca.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado no todo.
Exemplos de buscas: RS
DF/(708)
- 709 - Código de Endereçamento Postal (essencial)
Código de Endereçamento Postal referente ao endereço do usuário.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado no todo.
Exemplos de buscas: 77.413-290
77.413-290/(709)
Número do telefone ou telefones de contato com o usuário. Havendo mais que um número de telefone, estes deverão ser registrados um em cada linha da caixa de texto do formulário.
Exemplo:
O conteúdo deste campo não é indexado.
- 711 - Categoria do Usuário (essencial)
Código da categoria usuário no SIBI-SC. As opções disponíveis serão aquelas definidas no campo #621 da base de dados de configurações da biblioteca.
Exemplo:
APO - Aposentado
COM - Comerciário
DCA - Dona de casa
EST - Estudante (ensino fundamental, médio, superior e pós-graduação)
EMP - Empresário (comerciante, industrial, prestador de serviço)
FPU - Funcionário Público
IND - Insdustriário
INS - Instituição (pública, privada, educacional, recreativa, sindical, assistencial, religiosa,...)
PRO - Professor (ensino fundamental, médio, superior e pesquisador)
PLI - Profissional Liberal
TRU - Trabalhador Rural
O conteúdo deste campo é indexado com o prefixo [CATU=].
Exemplo de busca: CATU=APO
RA, Registro do Aluno no sistema GIAP.
Exemplo:
888.997.756/21 (preencher com pontos e barra)
O conteúdo deste campo é indexado. Para pesquisar colocar RA=888.997.756/21
- 713 - Curso (facultativo)
Nome do curso principal, ao qual o usuário está regularmente matriculado no estabelecimento de ensino.
Os cursos disponíveis serão aqueles definidos pela biblioteca na base de dados de cursos e disciplinas. Esta base de dados é distribuida vazia.
EF - Ensino Fundamental
Informática
EJA - Educação para Jovens e Adultos
MOVA - Movimento de Alfabetização
Outros
Exemplo:
MOVA - Movimento de Alfabetização
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra, no todo e no todo com o prefixo [CUR=].
Exemplos de buscas: CUR=MOVA
movimento de alfabetização
informática/(713)
fundamental
ensino/(713)
- 714 - Correio eletrônico (e-mail) (essencial)
Transcrição do e-mail ou e-mails do usuário. Havendo mais que um endereço de e-mail, estes deverão ser transcritos um em cada linha da caixa de texto do formulário.
Esta informação é essencial para a rotina de envio automático de e-mails ao usuário quando um documento reservado for devolvido. Neste caso, somente os usuários com e-mail registrado neste campo é que receberão este tipo de informação.
Exemplo:
O conteúdo deste campo não é indexado.
Código da série em que o aluno esta matriculado. Esse campo deverá ser
alterado anualmente. Essa alteração será manual a partir da lista fornecida
pela escola.
Exemplo:
SI para série inicial
1A para 1a série A
2A para 2a série A
SE sala especial, etc...
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: 1A
SE/(715)
- 719 - Foto do Usuário (facultativo)
Endereço do arquivo de imagem correspondente à foto do usuário. A foto do usuário é utilizada para fins de impressão das carteirinhas de indentificação e também serão apresentadas durante uma operação de empréstimo ou devolução. As fotos podem ser digitalizadas em qualquer padrão e transferidas para o servidor.
Exemplo:
O conteúdo deste campo não é indexado.
- 723 - Tipo de Usuário (obrigatório)
Código de uma letra que identifica o tipo de usuário. Esta informação é utilizada pelo PHL para definição dos prazos e quantidades de documentos permitidos para o empréstimo. Os tipos disponíveis serão aqueles definidos no campo #216 da base de dados de configuração do sistema. O formulário de entrada e edição de dados apresenta uma caixa de seleção contendo os tipos definidos para o sistema.
O PHL já vem configurado com os tipos mais freqüentes utilizados pelas bibliotecas:
- U1 - Aluno (aluno da escola, não é categoria estudante)
- U2 - Professor
- U3 - Cidadão
- U4 - Funcionário (interno da instituição)
- U5 - Sala de Aula
- U6 - Bibliotecas do SIBI-SC
- U7 - Instituição (bibliotecas externas)
- U8 - Multiusuário (Encadernação,...)
- U9 - Caixa Estante
Exemplo:
U1 - Aluno
O conteúdo deste campo é indexado com o prefixo [COD=].
Exemplo de busca: COD=U1
- 725 - Observações Gerais (facultativo)
Observações gerais sobre o usuário ou sua situação com a biblioteca.
Exemplo:

Outros exemplos:
Registrar, para os usuários cadastrados manualmente, o número de registro anterior e data da observação.
Ex.: Registro anterior: 0108/2000, 10/04/2006
Usuário com deficiência visual
Usuário com deficiência física
Para informações sobre 2a via da carteirinha proceder da seguinte forma:
1) devolver todas as obras que estiverem em seu poder;
2) alterar data de validade [704] para o dia anterior e colocar no campo [703] suspenso;
3) aguardar 10 dias para solicitação da 2a via (o usuário poderá encontrar);
4) registrar em observações [725] : perdeu carteira de identificação pular linha e
emissão 2a via, novo registro 101-U3-...... ;
5) fazer novo (outro) cadastro com o novo registro (mesmo número informado acima) 101-U3-......;
6) NUNCA DELETAR O ANTIGO REGISTRO, para não perder o histórico do usuário;
Notar que o usuário ficará com 2 registros: 1 inativo e o atual ativo.
Para pesquisar os usuários suspensos, executar: USR=suspenso
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: comprovante
deficiência/(725)
- 726 - Data de Nascimento do Usuário (facultativo)
Data de nascimento do usuário. A data deverá ser registrada no padrão ISO (AAAAMMDD).
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado com o prefixo [DTN=].
Exemplo de busca: DTN=19540823
- 727 - Número do Documento de Identidade (facultativo/obrigatório)
Número do documento de identidade do usuário seguido da informação sobre o órgão expedidor.
Para usuários menores de 14 anos, é obrigatório trazer o documento do
pai/mãe e/ou responsável.
Exemplo:
6.121.368 SSP/SP (pai)
O conteúdo deste campo não é indexado.
- 728 - Número do CPF do Usuário (facultativo)
Número do documento do Cadastro de Pessoas Físicas do usuário.
Exemplo:
O conteúdo deste campo não é indexado.
- 999 - Datas de Controle (obrigatório)
Notação composta da data de criação e última modificação do registro e identificação do nome do responsável. A notação de controle é registrada e controlada automaticamente pelo PHL.
^d - Data e horário de criação ou modificação do registro no formato AAAAMMDD;
^b - Identificação do responsável pela criação ou edição do registro (nome do
funcionário, digitado no campo de login, na entrada do sistema).
Subcampo "d" (^d)da primeira ocorrência indexado com o prefixo [DTR=] e subcampo "b"
(^b) da primeira ocorrência indexado com o prefixo [BIB=]. O ano do registro é indexado com o prefixo [ANO=], o mês com o prefixo [MES=] e o dia com o prefixo [DIA=]. A segunda ocorrência que se refere à dados da modificação do registro não é indexada.
Exemplos de buscas: DTR=20060201
BIB=Tuca
ANO=2006
MES=02
DIA=01