Exemplos de conteúdos do campo: 101 102 201 202, 203, ... Exemplos de busca: ACV=101 101/(1) 101
Exemplos de busca: TIT=503311013401 503311013401/(2) 503311013401
Exemplo: 869.93 A866d.3 O código da classe temática é indexado no todo e com o prefixo [CLA=]. O código do autor é indexado no todo. Exemplos de busca: CLA=869.93 869.93/(3) A866d.3/(3) 869.93 a866d.3
Exemplos de busca: DBI= /(4)
A - Audio C - Catálogo D - Partituras E - Evento F - Imagens J - Jogos L - Livro (monografias) M - Mapas N - Normas P - Patente Q - Projetos de Pesquisa R - Plantas S - Periódico T - Tese U - Outros objetos V - Video X - Relatórios técnicos W - SoftwareExemplos de buscas: TIP=L
Código que identifica o nível de tratamento dado na descrição do documento. Este código é gerado automaticamente pelo PHL a partir da escolha do nível de tratamento da caixa de seleção que antecede o formulário de entrada de dados.
O PHL considera os seguintes níveis:
Monográfico (m): Nível utilizado para a descrição de um documento no todo, desde que não pertença a uma série monográfica ou periódica. Por exemplo: Livro, Tese, CD, Vídeo, etc.
Analítico/Monográfico (am): Nível utilizado para a descrição de partes de um documento que não pertença a uma série monográfica ou periódica. Por exemplo: capítulos de livros, faixas de CDs, etc.
Analítico/Monográfico/Série (ams): Nível utilizado para a descrição de partes de um documento pertencente a uma série monográfica.
Série (s): Nível utilizado para a descrição de um fascículo de periódico.
Analítico/Série (as): Nível utilizado para a descrição de artigos de periódicos.
Coleção (c): Nível utilizado para a descrição das coleções de objetos como um todo.
O conteúdo deste campo é indexado no todo e com o prifixo [NIV=]. Exemplos de buscas: NIV=m m/(6) m
Indicação do endereço (URL) do documento. Havendo mais que um endereço, estes deverão ser transcritos um em cada linha, separados por [enter] e com a identificação do endereço eletrônico correspondente.
O endereço eletrônico deverá ser transcrito no subcampo "i". A data do último acesso deverá ser registrada no subcampo "u".
Exemplo:
O conteúdo deste campo não é indexado e cada elemento será apresentado como link no corpo da referência bibliográfica.
Registre : ^aPiso 1 ^aPiso 1/Sala Verde
Exemplos: Ricardo Ribeiro^r(Trad.) Silvio Souza^r(Dir.) Ziraldo^r(Ilust.)
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra. Exemplos de buscas: Ricardo Ribeiro Ricardo/(15)
Nome do responsável pela autoria intelectual do documento tratado no todo. Havendo mais que três autores, registrar todos, um em cada linha da caixa do texto do formulário. Exemplos: ASSIS, Machado de, 1839-1908 SOUZA, José de Castro DIAS, Gonçalves PEREIRA FILHO, Albertino Castro Inserir (no catálogo de autoridade) o autor que não existe no catálogo. Nesse catálogo, registrar também o nome não adotado, como por exemplo, o pseudônimo.Registra-se o nome do autor pelo último sobrenome, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não. Caso deseje que o nome seja apresentado segundos as regras da ABNT, o sobrenome deverá ser transcrito em caixa alta (maiúsculas).
Exemplos de buscas: dias, gonçalves
AUT=assis, machado de$ souza, josé de castro/(16) Autores Coletivos (Entidade) Registrar o nome das entidades (governo, empresa, associação) responsáveis pela autoria intelectual do documento tratado no todo, segundo as regras do AACR2. Havendo mais que uma entidade, estas deverão ser registradas uma em cada linha da caixa de texto do formulário.
Registrar por extenso em letras maiúsculas. Inserir a forma variante (no catálogo de autoridade) a sigla da entidade. Exemplo: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (entrada principal no campo do autor) ABNT (entrada na forma variante do autor) O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra. Exemplos de buscas: associação brasileira de normas técnicas associação/(16) normas/(16)
Registrar o título da obra, extraído da página de rosto, sem pontuação. Exemplo: Dom Casmurro Se houver colchetes no título, substituir por parênteses. Se houver hífen, substituir por vírgula. Se o título for muito longo, suprimir parte final do mesmo e acrescentar reticências (...) Exemplo: Tieta do agreste; pastora de cabras ... Quando a entrada for pelo título, registrar a primeira palavra em letras maiúsculas. Exemplo: ENCICLOPÉDIA Universal IlustradaCaso o nome do autor fizer parte do título, suprimir seu nome. Exemplo: para Obras completas de Machado de Assis, registrar somente Obras completas O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra. Exemplos de buscas: estudo da influência climática nordeste/(18) dom casmurro/(18)
Registrar somente o número de páginas. Para: páginas irregulares registrar p. irreg. não paginadas registrar sem paginação páginas contínuas registrar 100 101-202
Número que identifica o volume do documento que é parte de uma coleção tratada a nível monográfico. O registro desse campo torna-se obrigatório quando o nível de tratamento dado ao documento for Monográfico/Coleção ou Analítico/Monográfico/Coleção. Registra-se o volume, tomo ou parte precedido da abreviatura que o identifique. Exemplo: v.2, pt.1, t.1 O conteúdo deste campo é indexado no todo. Exemplos de busca: v.2 v.2/(21)
Tipos: GE, RE, LI, LT, SV, BR, BL, etc... O conteúdo deste campo é indexado pelo código e pelo código com o prefixo [TACV=]. Exemplos de buscas: TACV=GE GE/(26)
Outros títulos encadernados juntos com o título descrito.
Este campo se divide em dois subcampos: ^aTítulo do documento^bSOBRENOME, nome do primeiro autor
Havendo mais que um título, estes deverão ser registrados um em cada linha da caixa de texto do formulário. Exemplo: ^aIntrodução ao cálculo algébrico^bSTORK, Johan Registrar os encartes que acompanham as obras. Exemplo: ^a1 mapa ^a1 CD-ROM ^a1 disquete O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra. Exemplos de buscas: cálculo algébrico/(28)
Número correspondente ao volume do periódico ou coleção.
O conteúdo deste campo é indexado no todo e no todo com o prefixo [VOL=]. Exemplos de busca: VOL=1 1/(31)
O conteúdo deste campo é indexado com o prefixo [NUM=]. Exemplo de busca: NUM=1 1/(32)
Número que identifica a coleção do periódico na base de dados Kardex. Este campo é preenchido automaticamente pelo PHL com o número que identifica o título do periódico obtido a partir do campo #771 da base de dados kardex.
O conteúdo deste campo é indexado no todo e no todo com o prefixo [SER=]. Exemplos de buscas: SER=504021545571 504021545571/(33)
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra. Exemplos de busca: Caderno de Informática informática/(34)
Número que identifica internacionalmente uma série periódica ou monográfica. O número deverá ser transcrito sem hífens ou sinais.
O conteúdo deste campo é indexado no todo com o prefixo [ISSN=]. Exemplo de busca: ISSN=8532511015
Registrar informações sobre o tipo de suporte, material que possui característica diferente de paginação. Exemplos: 12 f 1 folder 5 CD-ROM 1 fita de vídeo (30 min), VHS, son., color 1 filme (106 min), son., color., 35 mm 1 DVD (117 min), widescreen, color 1 fot., color. 16 cm x 56 cm 22 transparências, color., 25 cm x 20 cm 31 diapositivos: color + 1 fita cassete sonoro (15 min) mono 1 grav., serigraf., color., 46 cm x 63 cm 1 original de arte, óleo sobre tela, 40 cm x 50 cm Altura: 1083 pixels. Largura: 827 pixels. 300 dpi. 32 BIT CMYK, 3.5 Mb Escala 1:2000 1 mapa, color., 79 cm x 95 cm. Escala 1:600.000 Fx 28, n. 15. Escala 1:35.000 Imagem de satélite. Canais 3, 4 e composição colorida 3, 4 e 5. Escala 1:100.000 Imagem de satélite: 1999071318.GIF: 557 Kb 1 CD (50 min) 1 disco sonoro (45 min), 33 1/3 rpm, estereo, 12 pol 2 fitas cassete (120 min), 3 3/4 pps, estereo 1 partitura (73 p.) 10,7 cm de diâm. x 24,5 cm de alt 17 cm de alt 5 disquetes, 3 1/2 pol. Exemplo: 1 fita de vídeo (30 min), VHS, son., color O conteúdo deste campo não é indexado.
Código ISO639 de duas letras correspondente ao idioma do documento.
As opções de idioma são apresentadas em uma caixa de seleção do formulário e são obtidas a partir da base de dados de configurações do sistema. Havendo necessidade, novos códigos poderão ser incorporados.
Caso o documento seja multilingue, mantenha a tecla [ctrl] pressionada, para a seleção de múltiplos códigos.
Exemplo:![]()
Os códigos de cada um dos elementos deste campo é indexado no todo e no todo com o prefixo [IDM=]. Exemplos de busca: IDM=pt pt/(40) pt
Código que identifica o(s) idioma(s) utilizado(s) no resumo do documento. Havendo mais que um idioma, mantenha a tecla [ctrl] pressionada para seleção múltipla.
Exemplo:![]()
O conteúdo deste campo não é indexado.
Registrar o nome do co-autor acompanhado com ^r e o tipo: (Org.) - para Organizador (Coord.)- Coordenador (Ed.) - Editor (Comp.) - Compilador (Adapt.)- Adaptador Exemplo: José Silva^r(Org.) José de Castro Souza^r(Ed.) Lembrar que para obras adaptadas, considerar como autor o adaptador quando houver alteração substancial da obra original. No campo 061 - Notas Gerais, incluir: Adaptação de: ......... Exemplos de buscas: josé de castro souza AUT=José Silva josé silva/(42)
Registrar quando houver título da capa, título anterior, acima do título ou sigla do título:
^a - para acima do título ^b- título da capa ^c- título anterior ^d- sigla do título
Ano de defesa da tese, dissertação ou trabalho de conclusão de curso.
Exemplo: 1988
O conteúdo deste campo é indexado no todo com o prefixo [TAD=].
Exemplos de buscas: TAD=1988 1988/(47)
Nome da cidade de defesa da tese, dissertação ou trabalho de conclusão de curso. Exemplo: Bauru O conteúdo deste campo é indexado no todo com o prefixo [TNC=]. Exemplos de buscas: TNC=Bauru Bauru/(48)
Nome do orientador da tese. Exemplo: José Vaz Leite O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra. Exemplos de buscas: Vaz Leite/(49)
050 - Tese / Instituição
Nome da instituição qual se apresenta a tese como requisito para obtenção de um grau ou título acadêmico. Registra-se o nome conforme as regras de entrada do AACR2. Exemplo:![]()
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: Universidade de São Paulo Saúde/(50)
051 - Grau / Área
Exemplos: ^aTese^bDoutorado em Nutrição ^aTrabalho de conclusão de curso^bEspecialização ^aDissertação^bMestrado em Ciências Sociais
Exemplo:![]()
Os elementos que constituem os sub-campos são indexados no todo.
Exemplos de buscas: Tese Tese/(51) Doutorado em nutrição Dissertação/(51)
052 - Patrocinadores (facultativo)
Exemplos de buscas: Universidade de Campinas Campinas/(52)
053 - Ttítulo do evento (facultativo)
Exemplos: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, 9 O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: biblioteconomia biblioteconomia/(53) congresso brasileiro de biblioteconomia
054 - Ano do evento (essencial)
055 - Data padronizada do evento (facultativo)
Exemplos de busca: DTE=20010114 20010114/(55) 20010114
056 - Local, País do Evento (essencial)
Exemplos de buscas: São Paulo São Paulo/(56)
061 - Notas Gerais (facultativo)
Exemplos de buscas: encarte CD-ROM/(61)
062 - Editora / Produtora / Gravadora (obrigatório)
Exemplo: Vozes Abril Cultural Loyola Ática Saraiva Record Ed. Nacional Ed. do Autor s.n.
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra e no todo com o prefixo [EDT=].
Exemplos de buscas: Vozes EDT=Abril Cultural Record/(62)
063 - Edição (essencial)
Exemplo: 2.ed Ed.fac-sím
O conteúdo deste campo não é indexado.
064 - Ano de Publicação / Produção / Gravação (obrigatório)
Exemplo: 1995 c1996 s.d.
Para periódicos, colocar os meses abreviados
Exemplo: out.2001 24 ago.2004 --> para jornais
A data de publicação é indexada na forma padronizada segundo o padrão ISO, registrado no campo #065.
Exemplos de buscas: 19980900 1998 199809$ DTP=1998 1998/(65) 19980900/(65)
066 - Local de Publicação(obrigatório)
Exemplo: Rio de Janeiro, s.l.
Para distinguir lugares com o mesmo nome, acrescentar o nome do estado, país.
Exemplo: Viçosa, MG Viçosa, RN
O conteúdo deste campo é indexado no todo e palavra por palavra.
Exemplo de buscas: São Paulo São Paulo/(80) Paulo/(80) Viçosa
069 - ISBN (facultativo)
Exemplo de busca: ISBN=851234549
Para proporcionar a emissão de gráficos e relatórios estatísticos é importante que a informação do ISBN seja sempre fornecida. No caso da ausência da informação de ISBN, a identificação do país de origem pode ser feita com base na norma de ISBN apresentada abaixo, seguida do sinal de interrogação indicando que o restante do número é ignorado:
070 - Imagem do Objeto (facultativo)
Endereço (URL) do arquivo que corresponde a imagem do objeto (capa) catalogado. Esta imagem será apresentada à esquerda da citação bibliográfica no resultado de uma busca. O conteúdo deste campo não é indexado.
Exemplo:![]()
Para os usuários da versão "localhost", basta instalar os arquivos ".jpg" no diretório "c:\phl8\" que corresponde à URL "http://localhost".
Para os usuários da versão licenciada para servidores de rede, o primeiro passo será solicitar ao administrador do servidor que crie um diretório público no servidor para o armazenamento dos arquivos correspondentes às imagens das capas e que crie uma conta de acesso FTP ou SFTP para a transferência destes arquivos ao diretório criado. O próprio administrador do servidor é quem vai lhe orientar o procedimento de transferência que deverá ser adotado, se FTP ou SFTP, etc., etc. Se os arquivos forem transferidos para o diretório "/capas" do servidor, a URL a ser fornecida neste campo será: "http://dominiodoseuservidor/capas/nomedoarquivo.jpg".
O PHL permite a apresentação de imagens que estão hospedadas em outros servidores. Muitas bibliotecas preferem não digitalizar as capas e nem utilizar espaço em seus servidores para hospedá-las. Simplesmente registram a URL da imagem obtida do site de uma editora ou livraria. Neste caso, o PHL irá apresentar a imagem que estiver disponível na URL fornecida.
Termos ou códigos que representam os tipos de informação contido no documento. Por padrão, o PHL vem definido com as seguintes opções:
A - Almanaque B - Atlas C - Banco de Dados D - Biografia E - Bibliografia F - Boletim G - Desenho Técnico H - Dicionário I - Doutrina J - Enciclopédia K - Entrevista L - Jurisprudência M - Legislação N - Música O - Notícia P - Resolução do Senado Q - Didático R - Relatório Técnico S - Norma Técnica T - Manual Exemplo:![]()
O conteúdo deste campo é indexado pelo código e pelo código com o prefixo [CNT=].
Exemplo de busca: CNT=J J/(71)
Forma variante do nome do Evento.
Exemplo: CBBDO conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra. Exemplos de buscas: Viradouro Mario/(83)
Código da área temática do documento segundo tabela de áreas temáticas do CNPq para fins de emissão de relatórios estatísticos exigidos pelo MEC. O preenchimento deste campo torna-se obrigatório para a geração correta de relatórios estatísticos para o MEC. O íconeapresentado junto ao nome do campo abre um formulário que permite buscas na base de dados de áreas temáticas para a seleção precisa do código a ser adotado. Para identificar a área temática, basta efetuar a busca utilizando uma palavra que represente o assunto desejado.
Tabela com as 9 grandes áreas temáticas definidas pelo CNPq: ATENÇÂO: todos os reghistros estão com a área temática 9-Outros. Em uma 2a etapa será trabalhado.![]()
O código que identifica a área temática é indexado com o prefixo [ATE=]. Exemplo de busca: ATE=6
Registrar nesse campo obras: de diferentes autores reunidas em um só volume reunidas em um só volume com título coletivo várias obras do mesmo autor reunidas sob um título coletivo notas relativas ao conteúdo do documento.
O título coletivo passa a ser título principal e os demais títulos devem ser registrados um em cada linha da caixa de texto do formulário. Exemplo: ^aGabriela, cravo e canela^bJorge Amado ^aSenhora^bJosé de Alencar O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra. Exemplos de buscas: cravo e canela gabriela/(86) Amado/(86)
Registrar os descritores principais e secundários. Sempre inserir os termos indexados para obter/manter um vocabulário controlado atualizado. Palavras-chave representam o conteúdo temático (assunto) do documento.
Havendo necessidade do registro de mais de um descritor, estes deverão ser registrados um em cada linha da caixa de texto do formulário. O formulário de entrada de dados apresenta um link para a bases de dados de controle de vocabulário. Exemplo: Educação - Brasil - História Literatura brasileira - Romance Cheque - Economia Xeque - Jogo de xadrez Comprimento - Extensão Cumprimento - Saudação
Indivíduo como tema: Exemplo: Kubitscheck, Juscelino (1902-1976) - BiografiaCada elemento do conteúdo deste campo é indexado no todo, palavra por palavra e no todo com o prefixo [DES=]. Exemplos de buscas: Meio ambiente Meio ambiente/(87) DES=Meio ambiente DES=Juscelino Kibitscheck
Registrar termos livres para os livros infantis. Exemplo: Jogos e não Lúdico Medo e não Ansiedade
Registrar as observações importantes para a biblioteca. Informações restritas sobre o título catalogado. Estas informações não são apresentadas ao público.
Exemplo: Possui página danificada Falha na impressão O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra. Exemplos de buscas: encontrado/(89) extraviados/(89) extraviados
Restrições que impedem que o registro seja acessado pelo usuário durante uma busca no catálogo. O formulário apresenta duas opções "Disponibilizar" (código "b") e "Ocultar" (código "c"). Por padrão, o formulário vem marcado com a opção de "Disponibilizar" (código "b") quando um novo registro é criado, significando que imediatamente após a gravação, o registro ficará disponível para o usuário. Caso o registro tenha alguma restrição, o bibliotecário poderá torná-lo indisponível, selecionando a opção "Ocultar" e será gravado o código "c" como conteúdo do campo.
Durante o processamento da obra manter o registro na opção Ocultar, para evitar que o usuário tenha acesso sem a mesma estar disponível na estante. Quando terminar de processar a obra mudar o status para Apresentar.
Exemplo:![]()
O conteúdo deste campo é indexado com o prefixo [STT=]. Exemplo de busca: STT=c
Este campo é preenchido automaticamente pelo PHL com a data da criação do registro no formato AAAAMMDD.
Este campo deverá ser habilitado no formulário somente quando a biblioteca fizer parte da rede Bireme, visto que esta informação já é registrada automaticamente no subcampo (d) do campo #999.
Este campo é preenchido automaticamente pelo PHL com o nome do documentalista responsável pela criação do registro.
Este campo deverá ser habilitado no formulário somente quando a biblioteca fizer parte da rede Bireme, visto que esta informação já é registrada automaticamente no subcampo (b) do campo #999.
Subtítulo que acompanha o título do documento registrado no campo (018 - Título). Esta informação será apresentada na referência bibliográfica, separada do título com o sinal ":", portanto, este sinal não deverá ser transcrito como conteúdo do campo. Registrar com letras minúsculas, exceto quando começar com nome próprio.
Exemplo:![]()
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra. Exemplos de buscas: um enfoque histórico enfoque/(181)
Registrar o título original do documento quando a obra for traduzida.
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra. Exemplos de buscas: nature sport/(183)
Notação composta da data de criação e última modificação do registro e identificação do nome do responsável. A notação de controle é registrada e controlada automaticamente pelo PHL. Exemplo de busca pela data do registro: DTR=20040201 Exemplo de busca pelo bibliotecário responsável: BIB=login Exemplo de busca pelo ano de criação do registro: ANO=2003 Exemplo de busca pelo mês de criação do registro: MES=02 Exemplo de busca pelo dia de criação do registro: DIA=01 Exemplo de busca pela data de modificação do registro: DTM=20050201